Hino ao Sol (Instrumental)

Este vídeo é um improviso com as bases sonoras que construí no Maschine para a gravação do “Hino ao sol”, uma das faixas de meu próximo disco, o “FGC Vol. 666”. É uma melodia indígena do Peru, e a conheci transcrita no livro “Apuntes de acustica y escalas exoticas”, de Blanca Cattoi (já falei dele nesta outra postagem do meu outro blog, o Si.la.bo.som). Apesar de ter acrescentado uma letra pro hino, aqui toco apenas as partes instrumentais. Na verdade ele é um mais um improviso mesmo, feito principalmente com a combinação das camadas instrumentais e aplicação de efeitos. Confira aí:

E aqui a partitura do “Himno al Sol”, como está no livro de Cattoi.

 

Caboquice nº 1

Mais uma música pro meu “disco-sempre-em-construção” Singles. É um arranjo para um pequeno trecho de dois compassos do chorinho “Naquele tempo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda), feito em forma de cânone. O resultado é esse aí embaixo, e o chamei de “Caboquice No. 1: com um trecho de Naquele tempo”.

A partitura pode ser lida online, nesta página do Issuu. Se quiser baixá-la, clique aqui (pdf – 2.5MB).  E se quiser baixar a música, aqui (mp3 – 2.3MB).

Printscreen-do-projeto-Caboquice-n-1
Projeto “Caboquice n. 1”, no Logic.

Quem vai levar Mariazinha para passear? (Trilha Sonora)

“Quem vai levar Mariazinha para passear?” é um curta de animação que está sendo dirigido em Belém pelo querido amigo André Mardock. O filme veio da peça homônima, escrita pela Ester Sá e pelo Maurício Franco. Ele conta de história de dois anjos (001 e 002) que, caindo na terra, e esperando uma chuva passar, contam outra história: a do amor entre o deus Eros e Psiquê. O Maurício foi também o responsável pela criação, em papel recortado, dos personagens e cenários lindíssimos. Veja aqui algumas das coisas maravilhosas que ele fez!

mariazinha_afrodite
Afrodite
mariazinha_ze-CC-81firo
Zéfiro, com Eros, pequenino, ao seu lado.
mariazinha_deussol
Deus Sol e Mariazinha/Psiquê.

Esta é a trilha que criei pro curta. Com exceção da última faixa, que encerra o filme, as demais são temas bem curtos, geralmente servindo para pontuar o aparecimento de personagens. A partitura de “Mariazinha, the end”, pode ser lida e baixada aqui.

Para baixar todas as faixas, clique aqui (ZIP – 8Mb).

E a animação, coordenada pelo Andrei Miralha, está uma jóia. O vídeo abaixo é só um teste, já bem antigo, com a deusa Perséfone. A música de fundo é o “No reino de Hades”.

Movimento de Roda de Curimbó

O “Movimento de Roda de Curimbó” é um grupo de pau-e-corda da vila de Alter-do-chão (Santarém, PA), formado pelos músicos Chico Malta, Helder Catraca, Jackson Rêgo, “Seu” Camargo, Hermes e Osmarino Freitas. As 10 músicas deste disco foram gravadas ao longo do ano de 2011 e lançadas em janeiro de 2012. Contei com as participações especiais de Dona Onete (cantando na faixa 1, e autora das faixas 1 e 11), Cristina Caetano (cantando na faixa 11), Pio Lobato (banjo na faixa 1), dos saxofonistas Junior Castro (faixas 4, 6 e 10) e Serginho (faixas 1 e 2), do trombonista Eri (faixa 3), e do baixista Dórisson (faixa 3). Os arranjos, gravação e mixagem são meus. Também toquei a flauta doce nas faixas 5 e 9, e uma flauta transversal de bambu na faixa 8.

Para baixar o disco completo, clique aqui.

E para quem se interessar, quiser tocar ou acompanhar, publiquei no Issuu o caderno de partitura com os arranjos dos sopros.

O álbum a seguir mostra as sessões de gravação, todas na casa do Jackson (“Cabana do Tapajós”), percussionista e integrante do grupo.

Gravação do disco Movimento de Roda de Curimbó

Para ver a ficha técnica completa, acesse a página do disco no FGC Produções. Ele também pode ser ouvido e baixado no Overmundo.

Músicas do Folclore Santareno

Está no ar o site do projeto “Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno”, que fiz com apoio da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, do IAP (Instituto de Artes do Pará). O trabalho, com projeto gráfico de Luciana Leal, resultou na transcrição, a partir de entrevistas, de partituras de músicas folclóricas da cidade de Santarém-PA, onde atualmente moro. A entrevista a seguir é com o artista plástico santareno Laurimar Leal.

Além do sr. Laurimar Leal, foram entrevistados Chico Malta, mestre griô de alter-do-chão, Mestre Servito, da banda espanta-cão, o violinista Joaquim Marinho e o violonista Hermenegildo Nunes, do grupo Nossas Lembranças, e D. Marceolina Oliveira “Dona Mocinha”, da comunidade de Saracura – a todos eles eu agradeço muitíssimo pela disposição.

Das entrevistas, 46 músicas foram transcritas e reunidas em um volume disponível gratuitamente em formato pdf. Também criei três peças pra orquestra (“Arapiuns”, “Valsa do pássaro Saracuá” e “Porrada na macaxeira”) baseadas nos temas coletados, para serem tocadas e gravadas pela Filarmônica Prof. José Agostinho, de Santarém, sob a regência do maestro João Paulo Fonseca. As gravações começaram no início de dezembro, e devem se estender até o final de janeiro.

Melodias.pdf (1,5 Mb) Arapiuns.pdf (1,4Mb)

Ouça a seguir a gravação de “Arapiuns”, pela Filarmônica Municipal de Santarém.

Visite o site do projeto neste endereço: http://www.fabiocavalcante.com/folcloresantareno/ Lá você encontra outros materiais, como os áudios das entrevistas, fotos e vídeos.

Chico Malta no Estúdio Livre do Puraqué

chico_malta

Durante o mês de junho gravei pelo Estúdio Livre do Coletivo Puraqué, de Santarém, 10 músicas do compositor santareno Chico Malta. É um repertório temático, formado por canções que falam das lendas amazônicas, como a Vitória-régia, o Tamba-tajá, a Boiúna e o Muiraquitã. O Chico, que canta e toca o violão-base nessas gravações, foi acompanhado pelo Elder Oliveira “Catacra” nas percussões, a Milady France Eremita Feitosa, no backing vocal, e por mim no violão-solo, flauta doce (nas faixas 7, 8 e 9), e baixo (na faixa 10). Ouça abaixo as músicas gravadas.

Pra baixar o disco completo em um único arquivo, clique aqui.

Pra conhecer mais sobre o Chico Malta, assista o vídeo a seguir, com uma entrevista gravada na orla da vila de Alter-de-chão, onde ele mora. O vídeo está dividido em duas partes.

E clicando na imagem abaixo, você baixa (e também pode imprimir) o caderno de partituras, letras e cifras de todas as músicas do disco. Esse material do Chico também pode ser baixado a partir do site do Estúdio Livre e do Overmundo.

Caderno de arranjos da turma de 2008 (UEPA, Santarém)

Oa áudios e partituras publicados nesta postagem são de arranjos feitos pelos alunos da turma de 2008 do curso de música da UEPA (pólo Santarém), durante as aulas de “arranjo e improvisação”, ministradas por mim em 2010. Aproveitando temas musicais gravados no projeto de mapeamento e registro que estou fazendo com o Coletivo Puraqué, vários arranjos foram criados sobre melodias do repertório do Nossas Lembranças (saiba mais sobre isso no post anterior). A seguir está o caderno de partituras da turma.


Caderno de partituras (pdf – 513 KB)

Gravei os arranjos sendo interpretados pelos próprios alunos, e eles podem ser ouvidos logo abaixo:

A ficha técnica é a seguinte:
Dança da mata (Beto Paixão – Arranjo de Leogiery Lira e Miriany Japson). Leogiery Lira Pereira (clarinete), Miriany Japson (violão) e Luís Acácio (pandeiro).
Eu faço brega (Raimundo Pimentel – Arranjo de Ediene Mota, Jedel Salgado, Luís Acácio e Ronnyere Rodrigues). Jedel Gomes Salgado (trompete), Ediene Mota Pinto (voz), Ronnyere da Silva Rodrigues: (flauta doce contralto), Luís Acácio (pandeiro).
Mambo (Domínio Público – Arranjo de Diego Torres, Leogiery Lira, Miriany Japson e Wenderson Oliveira). Leogiery Lira Pereira (flauta doce), Miriany Japson: violão, e Luís Acácio (pandeiro).
Zé Marmita (D.P. – Arranjo de Daniele Patrícia, Ena Carina, Priscila Thaís e Renata Souza). Ena Carina dos Santos Oliveira (flauta doce), e Priscila Thaís de Sousa Moreira (violão).

Para baixar as músicas em um um único arquivo, clique aqui. E para acessar os áudios e partituras dos alunos da turma de 2007 da UEPA, feitos no ano passado, clique aqui.

Nossas Lembranças no Estúdio Livre do Puraqué

nossaslembrancas

Está no ar o site do Estúdio Livre do Coletivo Puraqué, do qual sou membro desde janeiro deste ano, quando me mudei para a cidade de Santarém (PA). A proposta do nosso Estúdio Livre é mapear e registar (em áudio, vídeo e partituras) os músicos e “griôs” locais (ou de fora, quando de passagem por aqui), principalmente os que não estejam nos esquemas tradicionais de gravação e divulgação. O projeto estreou com o grupo Nossas Lembranças, do bairro do Maracanã, formado pelos senhores Joaquim Marinho (violino), Hermenegildo Nogueira Pires (violão), Arlindo Sousa dos Santos (afoxé) e Manuel Almeida dos Santos (atabaque). Ouça abaixo as músicas gravadas.

Para baixar as músicas em um único arquivo, clique aqui. Todas estão transcritas neste caderno de partituras disponível gratuitamente:

E no vídeo a seguir você assiste as entrevistas com o pessoal do “Nossas Lembranças” e uma tocada da música “Mapinguari” (Raimundo Pimentel).

A nova sede do Puraqué, para onde nos mudamos há pouco mais de um mês, ainda está em obras, o que deve atrasar o início das próximas gravações (que será com o compositor Chico malta, de Alter-do-chão). A proposta é, assim que estivermos com tudo pronto, lançarmos um “pacote” com vídeo, áudios e partituras a cada quinzena. As imagens a seguir são da fachada da casa e do estúdio, que foram pintadas essa semana pelo grafiteiro José Sarmento.

Fachada do Coletivo Puraqué.
Fachada do Coletivo Puraqué.
Detalhe do Estúdio Livre do Colétivo Puraqué.
Detalhe do Estúdio Livre do Colétivo Puraqué.

Caderno de arranjos da turma de 2007 (UEPA, Santarém)

Este caderno de partituras que publico aqui, é resultado da disciplina “Arranjo e Improvisação”, ministrada por mim para a turma de 2007 (5° semestre), do curso de Licenciatura em Música da UEPA, em Santarém, no período de 13 a 24 de abril de 2009.

Caderno de partituras (pdf)

Acompanha o caderno um CD com as gravações dos arranjos, interpretadas pelos próprios alunos, com exceção da flauta doce. São esses os instrumentistas: Bruno Vieira (guitarra), Fábio Cavalcante (flauta doce), José Brindeiro (trompete), José Janderson (violão), Kleberto Corrêa (piano), Luís Acácio (flauta transversal) e Lucenildo Soares “Corona” (percussão). As gravações foram feitas no dia 25 de abril de 2009, no laboratório de música da UEPA, em Santarém. Ouça abaixo, em formato mp3, as faixas do CD:

Para baixar todas as músicas em um único arquivo zipado, clique aqui.