Chico Malta no Estúdio Livre do Puraqué

chico_malta

Durante o mês de junho gravei pelo Estúdio Livre do Coletivo Puraqué, de Santarém, 10 músicas do compositor santareno Chico Malta. É um repertório temático, formado por canções que falam das lendas amazônicas, como a Vitória-régia, o Tamba-tajá, a Boiúna e o Muiraquitã. O Chico, que canta e toca o violão-base nessas gravações, foi acompanhado pelo Elder Oliveira “Catacra” nas percussões, a Milady France Eremita Feitosa, no backing vocal, e por mim no violão-solo, flauta doce (nas faixas 7, 8 e 9), e baixo (na faixa 10). Ouça abaixo as músicas gravadas.

Pra baixar o disco completo em um único arquivo, clique aqui.

Pra conhecer mais sobre o Chico Malta, assista o vídeo a seguir, com uma entrevista gravada na orla da vila de Alter-de-chão, onde ele mora. O vídeo está dividido em duas partes.

E clicando na imagem abaixo, você baixa (e também pode imprimir) o caderno de partituras, letras e cifras de todas as músicas do disco. Esse material do Chico também pode ser baixado a partir do site do Estúdio Livre e do Overmundo.

Nossas Lembranças no Estúdio Livre do Puraqué

nossaslembrancas

Está no ar o site do Estúdio Livre do Coletivo Puraqué, do qual sou membro desde janeiro deste ano, quando me mudei para a cidade de Santarém (PA). A proposta do nosso Estúdio Livre é mapear e registar (em áudio, vídeo e partituras) os músicos e “griôs” locais (ou de fora, quando de passagem por aqui), principalmente os que não estejam nos esquemas tradicionais de gravação e divulgação. O projeto estreou com o grupo Nossas Lembranças, do bairro do Maracanã, formado pelos senhores Joaquim Marinho (violino), Hermenegildo Nogueira Pires (violão), Arlindo Sousa dos Santos (afoxé) e Manuel Almeida dos Santos (atabaque). Ouça abaixo as músicas gravadas.

Para baixar as músicas em um único arquivo, clique aqui. Todas estão transcritas neste caderno de partituras disponível gratuitamente:

E no vídeo a seguir você assiste as entrevistas com o pessoal do “Nossas Lembranças” e uma tocada da música “Mapinguari” (Raimundo Pimentel).

A nova sede do Puraqué, para onde nos mudamos há pouco mais de um mês, ainda está em obras, o que deve atrasar o início das próximas gravações (que será com o compositor Chico malta, de Alter-do-chão). A proposta é, assim que estivermos com tudo pronto, lançarmos um “pacote” com vídeo, áudios e partituras a cada quinzena. As imagens a seguir são da fachada da casa e do estúdio, que foram pintadas essa semana pelo grafiteiro José Sarmento.

Fachada do Coletivo Puraqué.
Fachada do Coletivo Puraqué.
Detalhe do Estúdio Livre do Colétivo Puraqué.
Detalhe do Estúdio Livre do Colétivo Puraqué.

Vídeos da Feira Cultura Digital dos Bairros

Estas são imagens de alguns músicos que tocaram na Feira Cultura Digital dos Bairros, que aconteceu no bairro do Santarenzinho nos dias 7, 8, e 9 de abril.

07.04.2010 – Noite de abertura
Na noite de abertura tocaram o grupo Nossas Lembranças (do bairro do Maracanã) e os músicos Juvenal Imbiriba (da comunidade Amanim, no rio Arapiuns) e o Chico Malta (de Alter-do-chão).

nossas_lembrancas01
Grupo Nossas Lembranças.
nossas_lembrancas02
Grupo Nossas Lembranças.
nossas_lembrancas03
Grupo Nossas Lembranças.
chico_malta01
Chico Malta, de Alter-do-chão.
magnolio
Palhaço Magnólio.
Juvenal Imbiriba.
Juvenal Imbiriba.

08.04.2010 – Show de calouros

Milena Mota de Freitas (Foto de Lucivaldo Junior)
Milena Mota de Freitas, 1º lugar (Foto de Lucivaldo Junior).
02kleber
Kleber Pagel, 2º lugar (Foto de Lucivaldo Junior).
03rafaela
Rafaela Marquelane Coelho de Souza, 3º lugar (Foto de Lucivaldo Junior).

As interpretações vencedoras do Show de Calouros da Feira Cultura Digital, apresentado pelo Mestre de Cerimônia Magnólio, foram as de Milena Mota (Mente tão bem), Kleber Pagel (Estou apaixonado) e Rafaela Marquelane (Infiel)

09.04.2010 – Festival de Música
Os três primeiros lugares do Festival de Música da Feira Cultura Digital dos Bairros foram:
Hugo Herlon, com a música “Enquanto eu te espero” (62 pontos);
Hiller dos Santos Souza, com “Mina” (61 pontos) e
André de Souza, com “Viver pela fé” (59 pontos).

Assista à participação de Hiller dos Santos Souza, o segundo colocado, com a música “Mina”.

Além do Festival de Música, a noite de encerramento contou com diversos músicos e grupos, entre eles o trio formado por Quinhos Caetés, Daniel Luís e Ronaldo Eli, representando o Coco de Umbigada de Pernambuco.

E a noite “fechou” com o som da Companhia Papo Show, de Altamira. Para mais informações sobre o evento, visite o blog oficial da Feira Cultura Digital dos Bairros.

Blog da Feira Cultura Digital dos Bairros

Montei um novo blog – nele vou tratar da Feira Cultura Digital dos Bairros. Este é um projeto do Pontão de Cultura Digital do Tapajós que pretende reunir diversas iniciativas da cultura digital numa feira com oficinas, rodas de conversa, cineclubismo, apresentações musicais, prestações de serviços, jogos e muitas coisas mais.

Como membro da Casa Puraqué, que também está realizando a Feira (ao lado da Casa Brasil de Santarém, da UCLA, e do Projeto Saúde e Alegria), estou na organização do evento e vou postar no blog o que for acontecendo. Com a possibilidade de registrar em áudio e vídeo as apresentações que vão rolar, e também produzindo material de divulgação, acho que no final coisas interessantes estarão postadas lá.

Confiram: Blog da Feira Cultura Digital dos Bairros.