Esta é uma gravação que fiz com o mestre santareno Laurimar Leal, em fevereiro (10/02/2017), dentro do projeto do Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa. São 8 músicas tradicionais (de diversas culturas!), escolhidas pelo próprio Laurimar, e cantadas por ele há tempos. "Umba vumba" e "Popô" já haviam sido registradas em 2010, no projeto "Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno" (esses registros podem ser ouvidos aqui: http://fabiocavalcante.com/folcloresantareno/registros.html). Lá, ele nos diz que as duas são cantigas de roda brincadas na década de 40 do século passado, e adverte que a grafia delas é intuitiva, baseando-se na pronúncia do que cantavam. Além disso, o significado das palavras ele desconhece. "Exaltação à natureza" (a faixa 6) é um samba-enredo para o carnaval santareno, e é a única desta coleção que é de sua autoria. Após as oito primeiras faixas, estão disponíveis sete faixas bônus, gravadas durante os ensaios, no mesmo terreiro.

A gravação foi realizada no terreiro de Paulo Obejelu, e Laurimar foi acompanhado pelos percussionistas Paulo Obeleju, Zenildo e Lucas Sousa, e pelo violonista Will Venâncio, com participação especial da cantora Cristina Caetano em "Pretinha d'Angola" (Faixa 3).

As musicas podem ser ouvidas no tocador abaixo, e baixadas à vontade clicando aqui (arquivo zip - 51,4 MB)

 

Na galeria abaixo estão as fotos da gravação.

Para conhecer mais sobre Laurimar Leal (o pintor, escultor e artesão é reconhecido como a maior expressão das artes plásticas santarena) vale assistir "Laurimar e outras lendas", de 2010, dirigido por Bob Barbosa, Miguel Ângelo e Chico Caprário, e disponível aqui: http://www.youtube.com/playlist?list=PLF7B2506AD9838516