Informações

Fábio Gonçalves Cavalcante é meu nome. Nasci em Belém do Pará, sou músico, e moro em Aracaju.

FGC Produções é minha produtora, caseira e independente.

 

Visite meu site aqui:
 
www.fabiocavalcante.com

 

Acompanhe-me aqui:

  facebook twitter youtube

Pesquisa

O Gambá é celebrado na vila de Pinhel (município de Aveiro/PA) nos últimos dias do mês de junho, em homenagem a São Benedito. O termo "Gambá" significa tanto a dança, quanto o ritmo, a festa e o principal instrumento usado na festividade - o tambor de tronco oco. Além dos tambores, as toadas do Gambá de Aveiro são acompanhadas por tocadores de caixa, reco-reco e ganzá.

Tive a oportunidade de gravar os 25 gambás desta postagem, em 29 de julho de 2007, participando do projeto do selo "Matrizes Ancestrais", do Instituto de Artes do Pará (IAP), que buscava mapear e registrar as festividades tradicionais paraenses. Além das folias, na última faixa dessa coleção você ouve uma ladainha com os moradores de Pinhel, que também tive a oportunidade de gravar. A ladainha, é importante dizer, também é parte integrante desta festividade. Os músicos são: Teodoro da Silva (tambor), Edgar Carvalho (tambor), Reimar Carvalho (tambor), Belinho Deodato (reco-reco), Tiago Deodato (mestre cantor e caixa), Altino dos Santos (mestre cantor e caixa) e Maciel Xavier Cardoso (mestre cantor e caixa).

Essas gravações foram lançadas em CD pelo IAP, em abril de 2008. Uma matéria sobre o lançamento desse disco pode ser lida aqui.

Para baixar as toadas (com a ladainha) em um único arquivo, clique aqui (zip - 125,4Mb).