Informações

Fábio Gonçalves Cavalcante é meu nome. Nasci em Belém do Pará, sou músico, e moro em Aracaju.

FGC Produções é minha produtora, caseira e independente.

 

Visite meu site aqui:
 
www.fabiocavalcante.com

 

Acompanhe-me aqui:

  facebook twitter youtube

Pesquisa

Este disco foi gravado em maio de 2010, quando eu trabalhava com o Coletivo Puraqué, de Santarém. Com o Estúdio Livre quase pronto, escolhemos o Nossas Lembranças pra inaugurar o projeto de registro, em áudio, vídeo e partituras, dos músicos locais. O grupo, do bairro do Maracanã, é formado por Joaquim Marinho (violino), Hermenegildo Nogueira Pires (violão), Arlindo Sousa dos Santos (afoxé) e Manuel Almeida dos Santos (atabaque), e tem no repertório músicas que eles tocavam, ainda jovens, nas comunidades do rio Arapiuns, onde nasceram e cresceram.

Se quiser baixar todas as músicas, clique aqui (zip - 44,3Mb).

A "Marcha dos pretos" é um instrumental tradicional nas festividades do menino Jesus, onde os brincantes giram ao redor de um mastro, segurando em fitas, e pintados de preto. "Zé Marmita" é uma marchinha de carnaval de Brazinha e Luís Antonio. "Mapinguari", "Tenho uma casa na beira-mar" e "Eu faço brega" são de Raimundo Pimentel, compositor de Santarém, amigo próximo dos membros do Nossas Lembranças. Infelizmente, não sei informar (e nem os músicos do grupo) o nome dos compositores das outras músicas - eles as conhecem e tocam por terem sido populares nas décadas de 30 e 40 do século passado, na região onde cresceram. Todas as 11 músicas gravadas estão transcritas no caderno de partituras abaixo.

Capa do caderno de partituras do Nossas Lembranças

Para conhecer mais sobre o Nossas Lembranças, assista o vídeos a seguir, produzido no mesmo período, e gravado na sede do Coletivo Puraqué. A filmagem é da Luciana Leal, a edição é minha.