A polca “Flor amorosa” foi composta por Joaquim Callado no seu último ano de vida, 1880, quando faleceu prematuramente, aos 31. O compositor e flautista já era reconhecido como a figura mais importante da cena do Choro que surgia na época. Flor amorosa foi mesmo sua última música, tendo sido publicada em partitura logo após a sua morte, com versos de Catulo da Paixão Cearense. A música se tornou um clássico do choro, e, provavelmente, a sua mais famosa composição. Neste mês de maio, gravei a música de Callado (instrumental, sem a letra de Catulo) numa versão bastante eletrônica. Ouça:
OUÇA NA SUA PLATAFORMA PREFERIDA:
A gravação foi feita a partir deste arranjo a duas vozes abaixo. A voz superior é, obviamente, a melodia original; o baixo é criação minha.
FlorAmorosa-ManuscritoFabioCavalcanteA arte da capa é do designer Geraldo Gonçalves.
A primeira gravação de Flor amorosa é de 1902, feita na Casa Edison pelos Irmãos Eymard, na alvorada do registro sonoro no Brasil, visto que a primeira gravação no país havia sido feita no mesmo ano. Ouça aí essa delícia.
Fábio Cavalcante, meus entusiasmados cumprimentos por este grandiosíssimo registro deste grande marco inicial da música popular brasileiro. O conhecimento é para ser compartilhado e não guardado eternamente, para que as novas gerações possam conhecer. Um parab´éns afetuoso para ti por dividir conosco esta raridade raríssima. Toco violão de 7 cordas.
Augusto, fico feliz em saber que curtes o material postado aqui no blog. Muito legal! 🙂 Obrigado pelo comentário. Muita música pra ti e um grande abraço.