Esta é uma coleção com 8 toadas de Mestre Faustino, amo do boi Pai-do-campo, de Ourém, que gravei no dia 14 de setembro de 2010. Foram feitas no mesmo dia que as toadas com Cardoso (publicadas na postagem anterior) quando estive em Ourém pra reunir material pro meu disco “Do meio do Século XX para o XXI“. Participaram o próprio Faustino (caixa e voz), Tan-tan (onça e coro) e Dona Paulina (esposa de Faustino, no caxixi e coro).
Para baixar essa coleção, clique aqui (arquivo zip).
E uma historinha por trás de “Tava dormindo e sonhando”, a faixa 6 do player acima:
A primeira vez que ouvi Faustino cantando essa toada foi em 2003. A letra era a mesma, mas a melodia era diferente. Achei ela linda e pedi pra ele cantar a capella, pra eu gravar. É a faixa 9.
Em 2005 eu mesmo a gravei, no meu “FGC Vol. 3”.
Depois disso, o Faustino me procurou preocupado, dizendo que queria gravá-la também, porque a melodia que cantei (e que ele havia cantado naquele 2003) não era a “correta”, “tradicional” do seu Boi. Ele havia misturado a melodia de outra música na letra de “Tava dormindo e sonhando”. Então pronto! – Essa é uma das toadas mais usuais do Pai-do-campo, e o canto “original”, entoado nas ruas e terreiros de Ourém, é esse que está aqui agora.
O álbum abaixo são com imagens dessa gravação, feita na casa de Arlindo Matos, em Ourém.
Se quiser ouvir e baixar outras toadas que gravei de Mestre Faustino, visite esta página do sítio FGC Produções.
Grandes valores de nossa cultura.
Trabalho com Boi de Mamão aqui em Santa catarina.
Sucesso a todos.
Marcio Guimarães http://www.boidemamaofestas.com.br