FGC Vol. 5

Aqui está meu quinto disco, um “falso 78 rpm” com as músicas Retumbão (um tema tradicional da Marujada de Bragança/PA) e “Vem cá, macaco”, gravadas nesses meses de outubro e novembro. O projeto gráfico é da Luciana Leal.

OUÇA NA SUA PLATAFORMA PREFERIDA:

O Retumbão bragantino, a faixa 1, contém samples da voz do Mauri e do maracá de lata de Mestre Cardoso. É um tema que tenho tocado com constância desde quando era flautista do grupo parafolclórico Tanguru-Pará. A gravação abaixo, por exemplo, é de uma apresentação do grupo em 1997, no Teatro Margarida Schivasappa.

Além disso, gravei esse tema nos álbuns FGC Vol. 0, de 2000, e Doristi, de 2006. Neste último, com a melodia invertida. Ouça só:

“Vem cá, macaco”, a faixa 2, foi composta e gravada originalmente em 2007, pra abertura do curta de animação “A Onda”, dirigido por Cássio Tavernard.

Por fim, a quem interessar, o songbook de FGC, Vol. 5, com as melodias cifradas, está disponível no site da Amazon.

Capa do songbook FGC Vol. 5, de Fábio Cavalcante
FGC, Vol. 5: Songbook (2009, Belém, Pará). Com melodias cifradas das faixas duas instrumentais.
Gostou do conteúdo? compartilhe aqui.

9 comentários em “FGC Vol. 5”

  1. Lu, as imagens que tu fazes pros meus álbuns são maravilhosas. Pra mim, tu captas sempre muito bem o clima deles. Parabéns também! 🙂

    Henry, vamos fazer esse som, mano! Olha, dia desses fiquei horas repetindo e curtindo uma canção tua sobre um poema de Nietzsche, postada no Overmundo – vai ser um prazer. Quando tiveres em Belém, me avisa.

  2. Que beleza, ouviste então as guitarras do meu amigo Marcel, de Campinas; ele vai gravar comigo essa trilha. O disco novo é o seguinte: não sei se conheces o Paulo Vieira, poeta. Ele foi premiado pela Funarte com uma bolsa para compor um livro de poesia, então me convidou para musicar 12 e fazer um CD que virá encartado no livro. Gravaremos junto com o Clepsidra, no estúdio de um tecladista chamado Rodrigo, que ainda não conheço. Seria muito bom se pudesses fazer umas intervenções nele, porque estou imaginando um disco com sonoridade eletrônica, ruídos, efeitos, ambiências de guitarra e por aí vai. As gravações começam dia 4 de janeiro.

  3. Henry, ouvi. A guitarra, os efeitos em volta… tudo tá muito bem dosado. Vamos manter contato então; e me deixa a par desse esquema quando tiveres chegando aqui, que eu topo, sim.

    Eduardo, a minha idéia mesmo é tocar, usando um controlador com o Reaktor. Mas tô precisando ainda fechar o repertório – essas ainda são as primeiras músicas que tão na mão. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.