Caderno de Arranjos Musicais da Turma do 5º semestre do Curso de Música (UEPA, Santarém)

Este caderno de arranjos musicais foi criado junto com meus alunos da disciplina “Arranjo e Improvisação”, da turma de 2007 (5° semestre) do curso de Licenciatura em Música da UEPA, em Santarém, entre 13 a 24 de abril de 2009.

FGC_CadernoDeArranjosDaUepa_Santarem2009

Junto com o caderno fiz as gravações dos arranjos, interpretados pelos mesmos alunos da turma de 2007 (com exceção da flauta doce, tocada por mim). São eles: Bruno Vieira (guitarra), José Brindeiro (trompete), José Janderson (violão), Kleberto Corrêa (piano), Luís Acácio (flauta transversal) e Lucenildo Soares “Corona” (percussão). Essas gravações foram feitas em 25 de abril de 2009, no laboratório de música da UEPA/Santarém.

Para baixar as músicas, clique aqui (arquivo zip).

Atualização de 16 de julho de 2010

Repetindo a parada do ano passado, os áudios e partituras a seguir são de arranjos feitos pelos alunos da turma de 2008 (5º semestre) do curso de música da UEPA (pólo Santarém), durante as aulas de “arranjo e improvisação”, ministradas por mim neste 2010. Aproveitando temas musicais gravados no projeto de mapeamento e registro que estou fazendo com o Coletivo Puraqué, vários arranjos foram criados sobre melodias do repertório do grupo Nossas Lembranças (saiba mais sobre ele neste post). Curta aí o novo caderno.

FGC_CadernoDeArranjosDaUepa_Santarem2010

As gravações dos arranjos, interpretados pelos próprios alunos, tão aqui.

A ficha técnica é a seguinte:

  • Dança da mata (Beto Paixão – Arranjo de Leogiery Lira e Miriany Japson). Com Leogiery Lira Pereira (clarinete), Miriany Japson (violão) e Luís Acácio (pandeiro).
  • Eu faço brega (Raimundo Pimentel – Arranjo de Ediene Mota, Jedel Salgado, Luís Acácio e Ronnyere Rodrigues). Com Jedel Gomes Salgado (trompete), Ediene Mota Pinto (voz), Ronnyere da Silva Rodrigues: (flauta doce contralto) e Luís Acácio (pandeiro).
  • Mambo (Domínio Público – Arranjo de Diego Torres, Leogiery Lira, Miriany Japson e Wenderson Oliveira). Com Leogiery Lira Pereira (flauta doce), Miriany Japson (violão) e Luís Acácio (pandeiro).
  • Zé Marmita (Domínio Público – Arranjo de Daniele Patrícia, Ena Carina, Priscila Thaís e Renata Souza). Com Ena Carina dos Santos Oliveira (flauta doce), e Priscila Thaís de Sousa Moreira (violão).

Pra baixar as músicas deste segundo caderno, clique aqui (arquivo zip).

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11 Partituras

Publiquei na internet 11 partituras minhas. Com exceção de “Mestre Cardoso Direto”, um pout-pourri para orquestra com temas de Mestre Cardoso, escrita em 2008; todas as outras são da década de 90, e para diversas formações instrumentais. Além de “Mestre Cardoso Direto”, tocada pela OSTP (a música foi encomendada pelo maestro Mateus Araujo para um concerto em homenagem ao amo de boi de Ourém – ler sobre esse evento aqui neste post), a peça “O Diabo na Terra das Bananas” foi executada anteriormente, pelo cellista Arthur Alves, em 1997; e em 98 o cantor Edelmiro Soares interpretou “Três de mim” no seu show Cantos do Brasil. Eu mesmo gravei mais tarde essa música no meu primeiro disco (ouça aqui). As demais permanecem inéditas.

As partituras foram editadas por mim, e estão na íntegra, apresentando as grades completas e todas as partes cavas, quase sempre em formato A4.

As partituras também estão disponíveis a partir da página “Livros” do meu sítio.

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Cinderela

As gravações da Cinderela aqui postadas foram criadas para servir de ambientação sonora da exposição “Fresta”, da fotógrafa Lila Bemerguy, que aconteceu em dezembro de 2008 na galeria da FotoAtiva. A exposição foi resultado de um trabalho com as prostitutas da zona do Comércio de Belém, e recebeu apoio da Bolsa de Pesquisa e Experimentação do Instituto de Artes do Pará (IAP). As imagens da instalação foram produzidas pela Lila, pelas prostitutas e por pessoas ligadas ao GEMPAC (Grupos de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará), que ao longo do ano passado participaram de oficina de fotografia ministrada pela bolsista.

Cinderela é o nome “de guerra” de Eunice Silva, prostituta da zona do Comércio de Belém, que já se apresentou por diversas vezes como cantora nos lugares onde trabalhou – bares, boates e teatro. O repertório da Cinderela é formado principalmente por boleros clássicos, e foi a “música ambiente” da vernissage de “Frestas”.

Cinderela num bar da Riachuelo (foto de Lila Bemerguy).
Cinderela num bar da Riachuelo (foto de Lila Bemerguy).

Essas são algumas músicas gravadas pela Cinderela. Os arranjos e execuções instrumentais são todos meus.

Para baixar todas as cinco músicas abaixo em um único arquivo, clique aqui (arquivo zip).

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OSTP e Mestre Cardoso no Teatro da Paz

Aqui está o show que a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz fez em homenagem ao Mestre Cardoso, nos dias 23 e 24 de outubro de 2008. A idéia original foi do maestro Mateus Araujo, regente da OSTP, que conheceu o trabalho do Cardoso através do disco Galo de Campina, produzido por mim em 2005. Inspirado nas músicas do amo de boi de Ourém, Mateus Araujo compôs a “Suíte Brasileira”, cujo último movimento tem como tema a melodia da toada “A Prisão de Saddam Hussein”. Vale lembrar que essa toada, por sua vez, é baseada na melodia da música “Vem Morena“, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O próprio Cardoso reconhece a apropriação, e ele chama esse processo de “cobrir a música”.
A peça “Conto ao redor do fogo – de como Cardoso veio à pé de Parnaíba e de como Ele conseguiu encontrá-lo” é do compositor Valério Fiel da Costa, e foi inspirada na história do percurso feito à pé por Cardoso da sua terra natal até o Estado do Pará, atravessando os sertões e as matas ainda virgens da Amazônia. A peça utiliza sons gravados na parte final, que foram projetados do palco e do teto do teatro. Também na parte final, as luzes do teatro são apagadas lentamente, e os sons acontecem na escuridão.
“Mestre Cardoso Direto” é um pout-pourri de toadas do Cardoso, feito por mim especialmente para esta noite.
A show ainda contou com a participação do próprio Mestre Cardoso, que veio com alguns integrantes do seu boi Ouro Fino e músicos de Ourém: Tarugo, Ina, Caratinga e Guru. Eles cantaram músicas do brinquedo, e se despediram com a toada “Adeus, morena”, acompanhados pela OSTP, com arranjo de Mateus Araujo.

Ouça e curta as músicas do show. E para baixar o show completo em um único arquivo, clique aqui (arquivo zip).

Logo abaixo está a partitura da minha peça e as instruções da do Valério.

Mestre Cardoso Direto – (partitura em formato pdf)
Conto ao redor do fogo – (capa e instruções)

As imagens a seguir foram tiradas por Arlindo Matos, Diretor da Rádio Tembés de Ourém, e que nos deu grande apoio pra realização do espetáculo.

Confira o programa do evento, com o repertório, os nomes dos integrantes da orquestra, e uma breve biografia da OSTP, do regente e do Cardoso. O desenho da capa foi feito por Luciana Leal.

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Curimbó de bolso no Ensaio Aberto (Setembro de 2008)

Liderado pelo compositor, cantor e banjoísta Felix Faccon (ex-Curuperé), o Curimbó de bolso se apresentou no dia 6 de setembro na loja Ná Figueredo, dentro do projeto Ensaio Aberto. O show foi uma prévia do segundo disco do grupo, já gravado pela “Ná Records”, e atualmente em fase de mixagem. Para esse projeto, fui convidado a fazer os arranjos dos instrumentos solistas, e toquei flauta doce.

Participaram desta apresentação os músicos Allan Carvalho (coro e violão), Fábio Cavalcante (arranjos e flauta doce), Félix Faccon (voz e banjo), João Paulo (percussão), Maria (coro), Milene Alves (coro), e Rodrigo (percussão).

Ouça a seguir as músicas do show. Para baixar o show completo em um único arquivo, clique aqui (arquivo zip).

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O Robô Criador

“O Robô Criador” é um curta-metragem que produzimos durante a oficina “Trilha sonora para áudio-visual”, realizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), através do Núcleo de Produção Digital do Pará, e ministrada por mim, em Agosto de 2008.

Sinopse:
O filme conta a história de um bolsista charlatão (interpretado pelo ator Paulo Ricardo) que, em 1955, entrega ao IAP o “Robô Ninja Criador”, como resultado da sua Bolsa de Pesquisa. Segundo o próprio bolsista, é “uma obra que faz obras”. No entanto, durante a sua apresentação, um assaltante rouba a central de processamento de “dados” do robô, que é então levado para uma sala de reciclagem, a fim lhe darem outro proveito.

“O Robô Criador” foi filmado na noite de 26 de agosto de 2008, dentro das dependências do IAP, durante uma das aulas da Oficina de Trilha Sonora. Veja logo abaixo o filme.

Ficha Técnica:

Atores:

André Mardock : Robô Ninja Criador
André Pereira : Carregador do robô
Charles André : Carregador do robô
Fábio Cavalcante : Avaliador
Luciana Leal : Mulher no banheiro
Lucas Escócio : Assaltante
Paulo Ricardo : Bolsista

Trilha Sonora e Efeitos (Criação coletiva dos participantes da oficina “Trilha sonora para áudio-visual”) :

André Márcio Mardock
André Pereira Souza
Charles André da Costa e Silva
Emivaldo Ribeiro Feitosa Júnior
Fabrício Coutinho Gaby
Fábio Pereira dos Santos
Leonardo Chermont Rodrigues
Lucas Lourenço Escócio de Faria
Paulo Ricardo Silva do Nascimento

Câmera: Diógenes Leal

Direção: Fábio Cavalcante

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“Cantação de rua” dos Arrastões do Pavulagem (2008)

Esse livreto que estou disponibilizando aqui no blog, em formato pdf, foi feito para os Arrastões de Junho do Arraial do Pavulagem. Ele traz 15 canções que foram ensaiadas e cantadas pelo Batalhão da Estrela nas ruas da Capital. Além disso, vem com uma ficha técnica bem detalhada do evento. A transcrição das partituras foi feita por mim, e o projeto gráfico é de Éder Oliveira e Natany Rodrigues.

O mateiral teve farta distribuição gratuita durante o período dos arrastões, mas acredito que já não se consegue mais um exemplar tão facilmente. Por isso, e por achar que contém partituras de amplo interesse, coloco ele aqui (arquivo pdf).

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Cardoso canta as toadas do boi Ouro Fino para 2008

Aqui estão as toadas que Mestre Cardoso preparou este ano para as brincadeiras do seu boi Ouro Fino, de Ourém (PA). Nessas gravações, Cardoso cantou e tocou o tambor. Em algumas faixas, eu gravei a minha voz para o coro, e usei samples de instrumentos de percussão retirados do disco “Galo de campina” (2005).

Gravei essas músicas no mês de Julho, no período em que estive com Cardoso para defender com ele a música “Não sou Norte-americano” no XXV FMO (veja o vídeo da apresentação no post anterior). A última faixa é, por sinal, o áudio dessa apresentação.

Ouça e curta o som do Mestre. E se quiser baixar todas as faixas em um único arquivo zipado, clique aqui.

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Mestre Cardoso no XXV Festival da Canção Ouremense

No dia 26 de julho, Mestre Cardoso esteve na final do XXV Festival da Canção Ouremense, com a toada “Não sou norte-americano”, composta originalmente para ser cantada nas brincadeiras do boi Ouro Fino.

Ganhou o primeiro lugar na categoria “Músicas de Ourém”. Ele foi acompanhado por Allan Carvalho (banjo e voz), Elaine Borges e “Ina” (Coro), Fábio Cavalcante (flauta e arranjo), e nas percussões, por André “Mixico”, Bruno, Natalino “Caratinga” e Rafael Barros.

O video foi filmado por Arlindo Matos, que, além de ter incentivado Mestre Cardoso na inscrição, deu o título da música.

Confira a letra desta toada de Mestre Cardoso:

Não Sou Norte-Americano
(Mestre Cardoso)

Minha mãe, mamãe eu vou
Amanhã para o Iraque
Meu filho tenha cuidado
Não vá passear de táxi
Que os jornais de Bagdá
Anunciam os ataques

Minha mãe, quero benção
Me diga adeus, que eu já vou
Meu filho tenha cuidado
Siga com nosso Senhor
Mataram Saddam Hussein
E a guerra continuou

Minha mãe quero benção
Quero ouvir as vozes suas
Meu filho tenha cuidado
Não vacile pelas ruas
Mataram Saddam Hussein
E a guerra continua

Minha mãe, quero benção
Não sei se eu volto este ano
Meu filho tenha cuidado
Pra depois não ter engano
Comparar um brasileiro
Com um soldado americano

Eu cantei essa toada
Aqui para o pessoal
Porque eu tenho memória
E tenho meu ideal
Compositei em toada
Conforme passa o jornal

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Verequete Chama!

Na última sexta (6 de junho), no Teatro do Centur, aconteceu o show “Verequete Chama”, em benefício de Mestre Verequete, que estava internado há vários dias devido a uma pneumonia. A noite contou com a participação dos artistas Paulinho Mururé, Eduardo Dias e Alcyr Guimarães, dos grupos Mandinga da Amazônia, Sabor Marajoara, Sancari e Uirapuru; além da bateria da escola de samba Embaixada da Pedreira, que em 2003 venceu concurso da Prefeitura de Belém, tocando na avenida um samba criado em homenagem ao compositor.

Confira abaixo os momentos do show que ficaram por conta do carimbó pau e corda dos grupos Sancari (nas três primeiras faixas) e Uirapuru (faixas 4, 5 e 6)  – este último formado em 1971, e que foi o grupo que acompanhou Verequete ao longo de sua carreira. O encerramento é ao som da bateria da escola da Pedreira.

Para baixar todas as músicas, clique aqui (arquivo zip).
O Show foi organizado por Allan Carvalho, Zezé Costa e Lucélia Costa.

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